#QexpertIndica: 5 filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data para maratonar!

lyman-hansel-gerona-TVCDj_fFvx8-unsplash

Há muitos anos, a tecnologia e inovação vem inspirando obras do cinema de forma espetacular. Diversos cineastas já abordaram temas como Inteligência Artificial, Big Data e Data Science em seus roteiros e filmes distopicos, cada vez mais próximos da realidade.

O cinema, assim como outras formas de arte, tem o intuito de discutir a realidade e prever o futuro da humanidade de forma fictícia ou não. Essas obras nos ajudam a entender o papel da tecnologia e como nos relacionamos com ela.

A seguir, listamos 5 filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data para você assistir:

2001: Uma Odisséia no Espaço

Considerado por muitos o filme da sétima arte, a obra promove questões filosóficas que vão da consciência humana e nossa evolução nesse mundo. A trama foi lançada em 1968 e trata a nossa relação com a tecnologia e os perigos que as máquinas podem representar para a humanidade. No entanto, é por meio da relação dela com o Dr. David Bownman, tripulante da nave norte-americana Discovery One, que o humano descobre a extensão da sua consciência.

A.I. – Inteligência Artificial

A relação afetiva entre humanos e robôs é representada nesse clássico de Stanley Kubrick e dirigida por Steven Spielberg. O filme traz referências do clássico Pinóquio de uma forma contemporânea em um futuro distópico, onde o robô David é adotado pela família Swinton, cujos integrantes tem sentimentos bem diversos no relacionamento com a máquina.

Her

O clássico mais famoso de Spike Jonze, lançado em 2013, é um romance entre Theodore, um escritor solitário que se apaixona por Samantha, uma assistente pessoal de Inteligência Artificial. A obra trata a relação de amor entre humano e máquina em um futuro não muito distante. Por conhecer todos os seus gostos, costumes e defeitos, a relação entre os dois se torna cada vez mais intensa.

filmes A.I. AI

Matrix

Talvez esse seja o filme mais famoso de Inteligência Artificial criado pelo cinema. O filme conta a história de Neo, um hacker que descobre que seu mundo é uma simulação guiada por máquinas de Inteligência Artificial. Em um contexto que envolve questões religiosas e filosóficas, a obra baseia-se na guerra entre humanos e máquinas e como eles podem adotar situações de poder opostas.

Blade Runner

Outro clássico do cinema que nos faz refletir nossa relação e consciência humana com robôs. No entanto, aqui entra uma questão mais reflexiva da nossa capacidade de memória e o quanto nos aproximamos do aprendizado de máquina. O filme de 1982, estrelado por Harrison Ford, é um marco da ficção científica.

E aí, curtiu as nossas dicas de filmes? Comenta neste post qual dos filmes você mais curtiu assistir!

© QEXPERT 2020