O que é Inteligência Artificial? Entenda como ela é aplicada no dia a dia

possessed-photography-U3sOwViXhkY-unsplashD

 A Inteligência Artificial ganhou um destaque especial com o passar do tempo e tem se tornado um tema essencial para as empresas que buscam modernização para os seus processos e atividades do dia a dia.

Se você quer entender melhor como ela surgiu e seu funcionamento na prática, continue lendo e acompanhe o guia que fizemos sobre o que é a Inteligência Artificial!

O que é Inteligência Artificial?

Popularmente conhecida como IA, a Inteligência Artificial é uma área da tecnologia que permite os sistemas computacionais simularem as capacidades humanas. Muito além da programação de ações, o objetivo da inteligência artificial é criar grandes bancos de dados com padrões para “alimentar” as máquinas e fazer com que elas tenham autonomia na execução de ações.

Para facilitar o entendimento, a Inteligência Artificial permite que os sistemas tomem decisões sozinho, com o apoio de dados digitais. Dessa forma ela ajuda os seres humanos a resolver problemas práticos e simular situações.

Onde surgiu a Inteligência Artificial?

Apesar do termo “Inteligência Artificial” ter explodido recentemente e parecer relativamente novo, o conceito de IA fora da ficção científica veio entre as décadas de 50 e 60. O professor de Matemática, John McCarthy, foi quem trouxe o assunto à tona com um grupo de colegas. Juntos eles ofereceram ao mundo uma visão do futuro, onde acreditavam na construção de computadores capazes de desempenhar tarefas ligadas à cognição.

Alguns anos depois, acompanhando o movimento trazido pelos jovens, surgiu o termo Machine Learning, o qual descrevia a possibilidade dos computadores aprenderem algumas funções sem que sejam programados para tal fim, ou seja, alimentar um algoritmo com dados capazes de fazer a máquina executar ações automaticamente. O que foi considerado um grande avanço para a época e atualmente ainda é capaz de surpreender as pessoas com a grande quantidade de ações capaz de realizar.

Como funciona a Inteligência Artificial na prática?

Vamos fingir que a Inteligência Artificial é como um ser humano, conforme ela vai vivenciando situações e é exposta a informações, ela passa a absorver e organizar essas informações para identificar objetos, cores, padrões e pessoas . A IA funciona quase da mesma forma, porém envolvendo muito mais processos e áreas da ciência da computação como Machine Learning, Processamento de Linguagens, Big Data e Data Analytics.

Sobre IA, o principal objetivo desse avanço tecnológico vai muito além de criar regras para a máquina e esperar o resultado, mas sim ensinar a máquina a aprender as regras por conta própria e trabalhar de forma autônoma.

Onde encontramos inteligência artificial?

As vezes não percebemos mas existem aplicações da inteligência artificial em muitas coisas do nosso cotidiano.  As recomendações personalizadas de filmes e em plataformas de streaming como a Netflix e ou Amazon Prime, por exemplo, indicam os títulos de acordo com títulos que você já assistiu anteriormente, ou seja, o sistema aprende o que você gosta baseado nas suas ações.

Outro exemplo muito presente é o Google Fotos, onde é possível procurar e encontrar imagens e vídeos de momentos específicos, utilizando apenas palavras-chaves, como cachorro, abraço ou até cores. Tenho certeza que você já usou esse recurso, não é mesmo? Além disso, a Inteligência Artificial pode criar separar as suas imagens com recursos de reconhecimento facial, separando as fotos que contém as mesmas pessoas.

As assistentes virtuais, como a Alexa ou a Siri, são ótimos exemplos do “aprendizado de máquinas” que fazem parte do nosso dia a dia. O objetivo das assistentes virtuais é tornar as ações e atividades do dia a dia cada vez mais práticas e inteligentes, baseadas em informações dadas por nós, seres humanos.

Agora ficou mais fácil de entender onde essa tecnologia está aplicada e como nos auxilia no cotidiano. E você, consegue identificar alguns locais onde a IA pode estar presente no seu dia a dia? Conta pra gente!

© QEXPERT 2020