Machine learning: conheça essa IA personalizada

Machine Learning: conheça essa IA personalizada

A inteligência artificial está mudando o mundo e se tornando parte importante do avanço que estamos presenciando nos últimos anos. Entre as principais tecnologias, o Machine Learning é uma das que mais chamam a atenção pela versatilidade e capacidade de desenvolvimento.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ele, mas sabe a razão desse conceito ser apontado como um dos mais importantes para o futuro? Chegou a hora de entender tudo sobre Machine Learning e porque a inovação está atrelada a ele.

O que é Machine Learning?

Traduzido livremente como “aprendizado de máquina”, ele representa a ideia de que é possível que computadores tenham a capacidade de aprender e aumentar o conhecimento além do que já foi programado.

Ele utiliza a inteligência artificial e Big Data e consegue identificar padrões por meio de algoritmos sem que alguém precise ensinar isso a ele. Isso faz com que ele consiga executar tarefas e tomar decisões automaticamente, eliminando a necessidade de trabalho humano o tempo todo.

Pode parecer algo que vemos em filmes de ficção científica, mas já está muito presente em nossas vidas em pequenos momentos. Você acha mesmo que as recomendações personalizadas que recebeu no seu e-mail foram escolhidas por alguém?

Machine learning: conheça essa IA personalizada

Como o Machine Learning funciona?

Esse conceito reúne uma série de tecnologias utilizadas para alcançar os resultados. Quanto melhor eles forem executados, mais satisfatório será o resultado final. Para ficar mais claro, vamos entender os componentes do Machine Learning.

Dados

O Big Data é um conjunto de informações de muitíssimo valor! O uso dele é tão importante que até mesmo uma lei foi criada para regulamentar os dados que as pessoas fornecem na internet.

Parte de tudo que pode ser coletado de um usuário ajuda a abastecer o Machine Learning, que reúne as informações que tem com as novas, encontrando soluções inéditas de maneira automática.

Dentro dos dados, podemos destacar alguns outros conceitos importantes, como o Data Science e o Data Engineering (mineração de dados).

Algoritmos

Como em praticamente tudo no mundo atual, o Machine Learning também trabalha com algoritmos para encontrar padrões, executar comandos e desenvolver as ações e respostas esperadas.

O diferencial aqui é que ele vai além do que já foi feito por mãos humanas, encontrando soluções que não existiam previamente quando foi programado.

Características

Nem toda máquina foi desenvolvida para fazer a mesma função e cada uma delas possui um objetivo distinto. Este momento deve ser programado com muito cuidado, pois é preciso evitar qualquer falha que possa comprometer o funcionamento do computador.

A melhor maneira de evitar isso é trabalhar com empresas que sejam especialistas em Big Data e inteligência artificial, experientes com esse trabalho e que são capacitadas para desenvolver um projeto sob medida para as necessidades da sua empresa.

Aplicações práticas do Machine Learning

Nem todos os avanços tecnológicos podem ser vistos no nosso dia a dia, mas esse definitivamente não é o caso do Machine Learning. Ele já atua de maneira tão natural que, às vezes, nos esquecemos que foram feitos por uma máquina.

Quer provas disso? Então veja alguns momentos em que o Machine Learning esteve na sua vida:

Combate a fraudes em instituições financeiras

É impossível contar apenas com humanos para evitar esse tipo de ação, portanto o uso das máquinas é essencial para garantir a segurança em movimentações bancárias e pagamentos.

Traduções online

Diariamente, a tradução que usamos em sites e aplicativos está cada vez mais natural e dinâmica. Agradeça ao Machine Learning!

Recomendações personalizadas

Não é coincidência que o Spotify te indicou uma ótima música ou a Netflix sugeriu aquela série que você gostou. A máquina observou seu comportamento e suas escolhas e te ajudou indicando algo que você provavelmente vai gostar.

Assim como muitas outras tecnologias, o Machine Learning veio para ficar e facilitar a vida de pessoas e empresas. Saber utilizar ao máximo todos os benefícios pode ser o seu diferencial em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Se sua companhia ainda não trabalha com isso, chegou a hora de mudar adotar essa prática que vai mudar para sempre o seu rumo.

A Qexpert criou o Gária, uma coletânea de soluções em Inteligência Artificial que utiliza o Machine Learning para se atualizar constantemente e, assim, se adequar ao que sua empresa precisa quando o assunto é produtividade, economia de custos, proteção à empresa e segurança do trabalho. 

© QEXPERT 2020