• Blog
  • >
  • Dados
  • >
  • Conheça 4 cases de sucesso de empresas que utilizam o Data Analytics para alcançar excelentes resultados

Conheça 4 cases de sucesso de empresas que utilizam o Data Analytics para alcançar excelentes resultados

banner data analytics cases de sucesso

Segundo estimativas, o Brasil já possui mais de 60% das empresas utilizando Data Analytics para orientar estratégias e negócios. Um número significativo e que mostra que as corporações estão cada vez mais interessadas no desenvolvimento de produtos e serviços com gestão de risco, análise e melhorias com base em dados.

Desde o ano passado, o país vem crescendo em transformação digital e as empresas estão cada vez mais adotando serviços de tecnologia para facilitar a rotina de trabalho, como a Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas.

Pensando nisso, elencamos 4 cases de sucesso de empresas que já utilizam a análise de dados na busca de resultados e sucesso nos negócios:


Grupo Pão de Açúcar

Por meio de um programa de recompensas para os clientes (Clube Extra), o grupo conseguiu análises certeiras como os produtos mais comprados e o comportamento de compra dos clientes. A partir disso, a rede de mercados tem mais sucesso ao realizar promoções, gerar cupons de descontos e outras ações de varejo para atrair mais clientes.


Monsanto

análise de dados foi decisiva para a multinacional para fazer recomendações precisas sobre o plantio de sementes por agricultores. Através de estatísticas, eles conseguem definir o melhor momento e local para cultivar plantas a fim de maximizar o rendimento e reduzir utilização da terra.


Starbucks

Não é segredo que a maior franquia de cafés do mundo utiliza os dados não só para anotar o nome do cliente no copo de café, como para identificar pontos estratégicos para abertura de novas lojas. Por meio do Big Data, eles conseguem identificar clientes e gerar dados demográficos para criar planos de mercado e aumentar a rede de franqueados.


Nike

O histórico da Nike sempre esteve associado à tecnologia e modernidade. Nos últimos anos, a líder de calçados e vestuário tem investido pesado em aplicativos, wearables e Big Data. Por meio disso, eles distribuem suas 13 linhas em mais de 180 países como empreendimentos esportivos e não como dados geográficos. A ideia é classificar amantes de um determinado estilo ao invés de proximidades demográficas. Além disso, a análise de dados tem sido crucial para a empresa na hora de definir mercados de teste e impulsionar novos negócios.


O Data Analytics tem sido essencial no planejamento de empresas ao redor do mundo e essa tendência só vai crescer nos próximos anos. E você, conhece algum outro case de sucesso? Deixe aqui nos comentários desse post!

© QEXPERT 2020