Catracas Inteligentes

Automatizar o controle de entrada e saída de pessoas durante a pandemia.

Logo Mondelez
Logo Qexpert
Logo Mondelez
Logo Qexpert

A Mondelez International

Mondelēz International é uma das maiores empresas de snacks do mundo, com receita líquida global de $30 bilhões em 2015. No Brasil, são líderes ou co-líderes nas 5 categorias que atuam: Chocolates, Gomas e Doces, Biscoitos, Bebidas em pó e Refeições (Queijos e Mercearias).

O Desafio

A Mondelēz International prioriza a saúde dos colaboradores e em tempos de pandemia esse cuidado ficou cada vez mais intenso e necessário. Para melhorar ainda mais esse processo e o cuidado na empresa, eles optaram pelo desenvolvimento de catracas inteligentes na entrada da empresa. Estas catracas, além de controlar o fluxo de pessoas, seria responsável por aferir a temperatura e verificar a utilização da máscara.

A partir desse cenário, nossa equipe iniciou o desenvolvimento das Catracas Inteligentes

O Projeto

O principal objetivo do projeto foi automatizar as novas verificações exigidas para a entrada dos trabalhadores na empresa, durante o período de pandemia no Brasil. Para isso foram utilizados recursos de Inteligência Artificial capazes de realizar reconhecimento facial e de temperatura, monitorando a temperatura e a utilização de máscaras de proteção em cada um dos colaboradores.
Os dispositivos foram posicionados nas catracas e identificavam a presença das pessoas por meio de uma câmera e um modelo de machine learning. As catracas foram integradas ao dispositivo de liberação de acesso com o cartão após as verificações dos dispositivos.

Arquitetura do projeto

Resultados

Controle de fluxo

A utilização das catracas inteligentes garantiu controle de fluxo das pessoas nos horários de pico.

Diminuição de filas e aglomeração

Através do controle de fluxo, foi possível reduzir filas e aglomerações nas catracas.

Fim da exposição dos técnicos de enfermagem

Através do reconhecimento de temperatura, eliminou-se a necessidade de exposição dos técnicos de enfermagem para medição de temperatura.

Resultado

O projeto possibilitou a Mondelez um maior controle do fluxo de pessoas, principalmente nos horários de pico, ocasionando a diminuição de filas e aglomeração nas catracas. Além disso, não houve mais exposição dos técnicos de enfermagem para medição da temperatura, garantindo a segurança destes profissionais.

Eliminação da exposição dos técnicos de enfermagem

Através do reconhecimento facial e de temperatura, eliminou-se a necessidade de exposição dos técnicos de enfermagem para medição de temperatura.

Controle de fluxo

A utilização das catracas inteligentes garantiu controle de fluxo das pessoas nos horários de pico.

Diminuição de filas e aglomeração

Através do controle de fluxo, foi possível reduzir filas e aglomerações nas catracas.