Varejo Ágil

Minimizar o esgotamento e falha na reposição dos produtos nas franquias do Grupo Boticário.

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O Grupo Boticário

O Grupo Boticário é uma empresa 100% brasileira no segmento da beleza. O grupo administra uma série de empresas referência no país como O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. A empresa conta com 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos, ligados a 900 franqueados. Presente em 1.750 municípios brasileiros e com mais de 3.800 lojas no Brasil, além de levar os produtos para outros oito países.

O Desafio

Uma das principais falhas enfrentadas pelo Grupo Boticário em suas franquias é o esgotamento de produtos no ponto de venda, o que acarreta em quedas significativas no faturamento da empresa. Pensando nisso, O Boticário buscou a Qexpert para desenvolver uma solução capaz de prever o “pedido perfeito” para cada franquia, baseado no comportamento dos consumidores de cada franquia e vendas anteriores.

Com o desafio apresentado, a Qexpert desenvolveu uma solução de Varejo Ágil

O Projeto

A solução proposta pela Qexpert foi a estruturação de um Data Lakehouse, que mistura conceitos e técnicas de data warehouse e datalake.
Para reduzir o problema enfrentado pelo Grupo Boticário, a Qexpert desenvolveu uma Rede Neural Artificial composta por um sistema complexo de previsão para auxiliar a rede de franqueados do Grupo Boticário.
Com isso, todos os pedidos de compras (incluindo as especificações de quais produtos e suas quantidades) são feitos inteiramente por uma equipe de especialistas do Grupo Boticário, com o auxílio de uma Inteligência Artificial desenvolvida para dar suporte a essa atividade. Esta solução é oferecida aos franqueados como um serviço adicional que pode ser contratado mensalmente.
Para tornar este projeto possível, a Qexpert integrou outros três sistemas à previsão da Rede Neural, que também processam dados históricos. Portanto, entendeu-se que o uso de algoritmos padrão não seriam suficientes para analisar corretamente as séries temporais desta base de dados.
Ao final do processo, um especialista do Grupo Boticário avalia o resultado apresentado pelo Varejo Ágil, fazendo apenas ajustes finos nos pedidos e finaliza a compra dos produtos para o franqueado.

Arquitetura do projeto

Resultados

Fonte de Receita

Com a solução de Varejo Ágil, o Grupo Boticário conseguiu criar uma fonte adicional de receita com a mensalidade pelo serviço adicional.

Menos Riscos

A solução de Varejo Ágil evita perdas bastante significativas vindas do risco de ruptura em uma das suas centenas de lojas espalhadas por todo o Brasil

Mais Precisão

Com essa solução, as previsões se tornam cada vez mais precisas, uma vez que a Rede Neural aprende com os novos padrões e informações fornecidas.

Resultado

Com a solução de Varejo Ágil, o Grupo Boticário conseguiu criar uma fonte adicional de receita com a mensalidade pelo serviço adicional, além de evitar perdas bastante significativas vindas do risco de ruptura em uma das suas centenas de lojas espalhadas por todo o Brasil.
Desta forma, as previsões se tornam cada vez mais precisas, uma vez que a Rede Neural aprende com os novos padrões e informações fornecidas pelo especialista com base nas informações do franqueado assinante.

Eliminação da exposição dos técnicos de enfermagem

Através do reconhecimento facial e de temperatura, eliminou-se a necessidade de exposição dos técnicos de enfermagem para medição de temperatura.

Controle de fluxo

A utilização das catracas inteligentes garantiu controle de fluxo das pessoas nos horários de pico.

Diminuição de filas e aglomeração

Através do controle de fluxo, foi possível reduzir filas e aglomerações nas catracas.