Data Lakehouse

Centralização e unificação de todos os dados da empresa.

Logo Qexpert
Logo Qexpert

O Grupo Boticário

O Grupo Boticário é uma empresa 100% brasileira no segmento da beleza. O grupo administra uma série de empresas referência no país como O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. A empresa conta com 7 mil colaboradores diretos e 25 mil indiretos, ligados a 900 franqueados. Presente em 1.750 municípios brasileiros e com mais de 3.800 lojas no Brasil, além de levar os produtos para outros oito países.

O Desafio

A Qexpert tinha como principal desafio centralizar e estruturar os dados de clientes e fornecedoras, das mais diversas origens, em um único local. A centralização destes dados garante análises e tomadas de decisão mais assertivas e menos complexas para O Boticário.

Com o desafio apresentado, o time da Qexpert encontrou a solução através da estruturação de um Data Lakehouse

O Projeto

A solução proposta pela Qexpert foi a estruturação de um Data Lakehouse, que mistura conceitos e técnicas de data warehouse e datalake.

O Data Lakehouse é um repositório de dados da empresa, acessível aos usuários que precisem consultá-los e produzir, a partir deles, suas análises. Este tipo de projeto é pautado em três pilares: confiabilidade, desempenho e engenharia.

Para esse projeto foi necessário um controle de governança sobre o acesso aos dados, considerando todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em relação às informações sensíveis da empresa e de seus clientes.

Os dados passaram por um processo de limpeza e qualificação a partir de cargas de trabalho batch (agendados) e stream (em tempo real). Isso permite ter visualizações consistentes, otimizadas e fáceis de utilizar.

Arquitetura do projeto

Resultados

Tempo de Coleta

A equipe garante redução no tempo de coleta dos dados e na elaboração de relatórios.

Informações

Melhoria na compreensãogeral das informações por parte dos colaboradores.

Assertividade

Maior assertividade na construção de novos planos.

Resultado

Com o Data Lakehouse, o Grupo Boticário percebeu uma melhoria significativa no acesso aos seus dados, reduzindo o tempo para analisar um determinado resultado e conseguir tomar uma decisão com base nos relatórios observados.

Além disso, com o acesso descomplicado ao repositório de dados, houve uma melhoria significativa na compreensão geral das informações por todos os envolvidos nas análises.

Tempo de Coleta

A equipe garante redução no
tempo de coleta dos dados e
na elaboração de relatórios.

Informações

Melhoria na compreensão
geral das informações por
parte dos colaboradores.

Assertividade

Maior assertividade na construção
de novos planos.