A Ambev
A Ambev é uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.
O Desafio
A Ambev conta com uma variedade imensa de públicos consumidores das diferentes marcas de bebida comercializadas pela empresa, pensando nisso, a Ambev lançou o desafio de encontrar os melhores canais de publicidade para a empresa, baseado nos dados do público e comportamento do consumidor.
Através do desafio de atingir o público-alvo da Ambev, a Qexpert desenvolveu um projeto de Engajamento de Clientes
O Projeto
Para dar início ao projeto proposto pela Ambev foi necessário mapear os principais problemas e ações anteriores realizadas pela marca. Após o mapeamento a Qexpert desenvolveu um datalake com todos os dados coletados das mídias sociais, IBOPE, IBGE, sites de concorrentes e históricos de vendas. Dessa forma foi possível visualizar as ações que tiveram resultados positivos e negativos, entender o comportamento do consumidor em cada um das redes e criar uma solução mais assertiva para a marca.
O projeto contou com a utilização de tecnologias como Hadopp, Map Reduce, Spark e Qlik. Com isso foi possível prever o investimento em publicidade de forma direcionada e assertiva, de acordo com o público e veículo de comunicação.
Resultados
Direcionamento assertivo
A partir da criação do Data Lake para a Ambev, a empresa obteve ganhos significativos no direcionamento assertivo de público.
Otimização de investimento
Com o Data Lake criado, e os dados de público e veículos de comunicação disponíveis e organizados, a Ambev pode otimizar o seu investimento em publicidade.
Previsão de ações de publicidade
A documentação desenvolvida ajudou a empresa a prever próximas ações de publicidade e compreender o comportamento do consumidor.
Resultado
A partir da criação do Data Lake para a Ambev, a empresa obteve ganhos significativos no direcionamento assertivo do público e veículo de comunicação, entendendo as possibilidades – baseada nos dados – para otimizar o investimento em publicidade.
Além desses pontos, a documentação desenvolvida ajudou a empresa a prever próximas ações de publicidade e compreender o comportamento do consumidor.
Eliminação da exposição dos técnicos de enfermagem
Através do reconhecimento facial e de temperatura, eliminou-se a necessidade de exposição dos técnicos de enfermagem para medição de temperatura.
Controle de fluxo
A utilização das catracas inteligentes garantiu controle de fluxo das pessoas nos horários de pico.
Diminuição de filas e aglomeração
Através do controle de fluxo, foi possível reduzir filas e aglomerações nas catracas.